A História do Colégio Mallet Soares

No distante ano de 1925, Copacabana era apenas uma pequena faixa de terra entre o mar e a montanha, com o bonde vindo pelo túnel velho em direção ao bairro que era puramente residencial, majoritariamente povoado por casas térreas e por sobrados. Numa dessas casas, na Rua Bolívar, morava uma professora, a notável educadora Estephanea Helmond, que, tendo alunos particulares em quantidade razoável, ousou sonhar com algo maior e transformou aquelas turminhas de alunos em turmas de um Colégio. E assim nasceu o Mallet Soares, no dia 15 de janeiro, desde mesmo ano.

No início era uma casa simples, com terreno e algumas árvores, mas muito acolhedora e repleta de carinho, dedicação e profissionalismo. O tempo foi passando e a quantidade de alunos aumentando a cada dia. Numa atitude empreendedora, alguns anos mais tarde, por volta de 1938, o Colégio se instalou na Rua Xavier da Silveira, onde antes havia duas casas, que deram lugar a um “arranhacéu” de três andares e uma cobertura, cuja arquitetura, por décadas, foi uma referência do bairro. Assim se deu a sua fixação definitiva no cenário de Copacabana, onde permaneceria até 2012, ano de novas transformações.

Desta forma, através da concretização da professora Vera Lúcia Mallet Soares, no comando da instituição desde 1977, um novo e moderno prédio seria erguido onde, durante muitos anos, funcionava o Malletzinho, espaço destinado à educação infantil. E, novamente, assim foi feito, e o Colégio, por obra do destino, retornaria ao seu local de origem, à Rua Bolívar, com instalações modernas, confortáveis e muita tecnologia.

Ao longo desse tempo, os alunos que por aqui têm passado enchem de orgulho os que aqui trabalham, por tão bem os representarem na sociedade e por serem a resposta concreta de que vale a pena a tarefa de educar. E porque nisso acredita, o Colégio Mallet Soares continua escrevendo a história da mocidade de Copacabana e bairros vizinhos, seguindo seus conceitos pautados na tradição, renovação e modernidade.

 

Endereço:

Rua Bolívar, nº 121 - Copacabana
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22061-010
Telefones:
(21) 3598-1016 / 3598 - 1017